Neste ano, aconteceram muitas mudanças no Brasil, em relação aos empréstimos consignados. Uma delas é que agora é permitido o empréstimo para representante legal INSS e curadores.
Por isso, preparamos esse artigo para que você entenda como funciona o empréstimo para representante legal INSS e quais são as regras atuais.
Confira abaixo os tópicos que vamos abordar no decorrer do conteúdo sobre empréstimo para representante legal do INSS.
- Empréstimo para representante legal INSS, é possível?
- Representante legal INSS pode fazer empréstimo consignado?
- Representante legal pode fazer empréstimo consignado BPC?
- Qual a diferença entre representante legal e curador?
- Curador pode fazer empréstimo consignado em nome do curatelado?
- Como solicitar o empréstimo consignado?
Empréstimo para representante legal INSS, é possível?
Antes de agosto de 2022, o representante legal só poderia contratar empréstimos consignados se tivesse aprovação do Poder Judiciário.
Mas, a Instrução Normativa nº 136/2022 do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), determinou que a contratação de empréstimos consignados pode ser feita por representante legal nas instituições financeiras que se disponibilizarem a realizar o empréstimo.
Representante legal pode fazer empréstimo consignado BPC?
Antigamente o representante legal de uma pessoa beneficiária do Benefício de Prestação Continuada (BPC) não podia fazer empréstimo consignado em nome do beneficiário. O BPC é um benefício assistencial pago pelo INSS a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda e o valor do benefício não podia ser objeto de desconto ou empréstimo.
Em março de 2022, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) foram incluídos no grupo dos benefícios elegíveis para esse tipo de empréstimo.
Esse benefício também pode ser contratado por representante legal, se a instituição financeira quiser a conceder o empréstimo, como falamos acima.
Qual o valor do empréstimo para representante legal?
O valor do empréstimo para um representante legal pode variar de acordo com vários fatores, como o histórico de crédito do representante legal, a finalidade do empréstimo, o montante solicitado e as políticas do credor.
Cada instituição financeira pode ter seus próprios critérios de elegibilidade e limites de empréstimo, portanto, recomenda-se pesquisar e comparar as opções disponíveis antes de solicitar um empréstimo.
No entanto, é importante lembrar que, como representante legal, você é responsável por garantir que o empréstimo seja pago conforme acordado. Portanto, antes de tomar qualquer decisão, é fundamental avaliar sua capacidade financeira para pagar o empréstimo e ter um plano claro para cumprir suas obrigações financeiras.
Qual banco faz empréstimo para representante legal?
Vários bancos e instituições financeiras podem oferecer empréstimos para representantes legais, mas as políticas e requisitos específicos podem variar entre eles.
Algumas das principais instituições financeiras que oferecem empréstimos para pessoas físicas incluem: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander, Itaú, Bradesco, entre outros.
No entanto, é importante lembrar que cada banco pode ter suas próprias políticas e critérios de elegibilidade para empréstimos, então recomenda-se pesquisar e comparar as opções disponíveis antes de solicitar um empréstimo.
Além disso, também é possível encontrar opções de empréstimos em outras instituições financeiras, como cooperativas de crédito, fintechs e empresas de empréstimo online.
Essas opções podem oferecer condições diferentes e, em alguns casos, podem ser mais flexíveis em relação aos critérios de elegibilidade e aos prazos de pagamento.
Se você é um representante legal e está precisando de um empréstimo, continue até o final deste artigo que temos uma surpresa para você!
Qual a diferença entre representante legal e curador?
O representante legal refere-se a pessoa física que tem a responsabilidade de representar interesses de uma empresa ou de uma outra pessoa física que não tenha condições de realizar determinado ato.
A pessoa designada como representante legal tem poderes para assinar documentos, realizar empréstimos, conferir procurações e outras permissões que lhes forem concedidas no contrato.
Nesse sentido, os poderes disponibilizados ao representante legal são limitados, ou seja, somente aqueles descritos em contrato ou conferidos pela legislação.
Já o curador, assim como o representante legal, também tem permissões para representar os interesses e ser responsável pelos direitos de terceiros.
Porém, o curador tem autorização para representar pessoas que não podem tomar as próprias decisões porque são dependentes químicos ou alcoólicos. Ou seja, aqueles que não têm capacidade cognitiva para ações da vida civil e/ou possuem doenças mentais graves.
É importante lembrar que, segundo a lei, a mãe de recém-nascido também tem direito a um curador se estiver impossibilitada ou incapacitada para cuidar do filho.
Curador pode fazer empréstimo consignado em nome do curatelado?
De acordo com a lei IN 136/2022, o curador, o tutor nato, tutor judicial ou guardião podem contratar empréstimo consignado em nome do curatelado, se a instituição financeira permitir.
Mas vale lembrar que o curador está proibido de se cadastrar no sistema apenas para receber e desbloquear o benefício e autorizar a contratação de consignado.
Como solicitar o empréstimo consignado?
Primeiramente, para que o representante legal consiga fazer o empréstimo consignado, é necessário encontrar qual instituição está pode liberar o crédito.
Isso porque, com a mudança trazida pela IN 136/2022 em agosto, algumas instituições financeiras não estão aptas a fazer um empréstimo.
Após encontrar uma empresa que o faça, é importante comparar as taxas de juros, condições de pagamento e pesquisar sobre a idoneidade das empresas.
Nesse sentido, você consegue garantir crédito de forma segura e de acordo com seu orçamento.
Sabia que o empréstimo para representante legal do INSS pode ser feito aqui no Tá na Mão Crédito? Sim! Entre em contato com os nossos consultores e saiba como.E para você que chegou até aqui, aguardando a prometida surpresa: conheça ainda o cartão benefício para aposentados e pensionistas do INSS, um cartão de crédito consignado com função de compras e pagamento parcelado!